HABILIDADES PARA O USO DA INTERNET

No dia 09 de fevereiro de 2021 ocorreu o Dia da Internet Segura, evento online em que especialistas brasileiros e internacionais realizaram análises sobre temas fundamentais e muito atuais como a participação dos pais/responsável junto dos filhos nas atividades on-line e o bem-estar no contexto digital durante a pandemia COVID-19.

As pesquisas compartilhadas em um dos painéis (TIC KIDS Online) indicam a importância de se buscar a formação nas habilidades digitais, pois se percebe a agilidade na busca de informações, mas dificuldade naquelas ações que indicam maior necessidade de interpretação.

À medida que a faixa etária aumenta se ampliam as habilidades digitais, mas ainda existe um “intervalo” expressivo entre as capacidades impulsivas e as que exigem reflexão.

Qual é a consequência prática?

Os resultados podem estar relacionados à falta de capacidade para interpretar intenções que acompanham as narrativas (de pessoas ou robôs), o que recomenda a atenção dos adultos educadores para auxiliar na compreensão do conteúdo que é compartilhado através das ferramentas digitais. A vida saudável passa, em muitas oportunidades, pelos limites estabelecidos aos impulsos, pois assim podemos construir relações humanas equilibradas e respeitosas.

OAB/RS 2468

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *