PUBLICIDADE RESPONSÁVEL – TROCADILHO “MANDA NUGGETS”

Recentemente o Mcdonalds lançou uma campanha publicitária com o mote “Manda Nuggets”. A famosa empresa de fast food, sob o argumento da “brincadeira”, diz que todo mundo “manda nuggets”, com óbvia correlação ao envio de “nudes”, ou seja, imagens sensuais e íntimas por meio de aplicativos.

Por mais que muitos vejam nesta brincadeira – e na própria peça publicitária – uma forma de diversão, o fato é que o envio de fotografias íntimas tem trazido inúmeras dificuldades para adultos e jovens.

Pode-se, até mesmo, questionar o que leva à exposição íntima por meio de imagens enviadas a terceiros, fenômeno possivelmente relacionado ao narcisismo reinante nos tempos atuais (em que editamos quem somos nas imagens publicadas), mas com notórios prejuízos, repercussões emocionais e jurídicas.

Os Tribunais têm enfrentado o tema “nudes”, apontando consequências tanto na reparação de danos (patrimoniais e morais), como no âmbito criminal.

Há preocupação adicional com os adolescentes, já que existe previsão expressa em lei (ECA) acerca do crime de armazenar ou transmitir imagens de menores de 18 anos, alertando-se que os Tribunais já têm fixado medidas socioeducativas (prestação de serviços à comunidade, de 4 horas semanais, durante 6 meses, por exemplo) para menores que enviam tais imagens a terceiros.

A publicidade é ferramenta importante para a sociedade e para o fluxo das relações econômicas, uma vez que empresas procuram o melhor modo de comunicar e estabelecer laços com o público consumidor.

Para tanto, é preciso acompanhar tendências, mostrar que existe sintonia entre os hábitos do público e aquilo que o produto ou serviço pode oferecer.

Contudo não se pode afastar das empresas a responsabilidade de trazer reflexão crítica sobre hábitos sociais e o trocadilho “manda nuggets”, de forma indireta, acaba estimulando prática perigosa, de questionável senso de estima, com potencial para problemas emocionais e jurídicos.

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