O POP IT E O ESTRESSE

Febre entre crianças, o Pop It (Bubble Fidget Toy) é um brinquedo de silicone colorido, que imita o plástico bolha. Sob a alegação de que “alivia o estresse” tem sido comercializado em grandes volumes, trazendo resultados financeiros excepcionais àqueles que distribuem o produto.

Existe controvérsia sobre o efeito “anti-estresse” do brinquedo, sendo que alguns especialistas referem o efeito lúdico, benefícios para a motricidade e na aprendizagem da matemática.

A exemplo de tantos outros brinquedos da moda, o que os adultos devem colocar em perspectiva são as ondas de consumismo que de modo constante invadem o desejo das crianças, que cada vez mais estão distantes do brinquedo livre e do contato com a natureza.

Não basta somente aliviar o estresse das crianças, é preciso buscar meios para que elas possam elaborar seus sentimentos e esse processo se dá principalmente a partir do brinquedo livre. A liberdade para construir o imaginário é ferramenta essencial para a infância saudável e para que as hipóteses que estruturam o desenvolvimento sejam testadas.

Muitos pais demonstram a preocupação de preparar os filhos para o futuro, mesmo que não seja possível saber quais serão efetivamente as atividades profissionais que as crianças de hoje irão encontrar. Diante do desconhecido, a criatividade sempre será essencial.

Atualmente, em razão de tantos brinquedos “prontos”, jogos e demais ofertas apresentadas às crianças, estamos nos deparando com um cenário triste, em que muitos pequenos não sabem mais criar brincadeiras. Os adultos têm papel essencial para estabelecer condições ao brinquedo livre, menos consumismo e mais imaginação, uma vez que são essas as bases da infância saudável e que efetivamente previnem o estresse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *