Dados do canal de ajuda da SAFERNET: em 2020, 1 em cada 5 casos esteve relacionado à saúde mental

A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, voltada para a promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.

A entidade oferece um canal online gratuito que concede orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas sobre segurança na Internet e como prevenir riscos e violações de direitos.

São exemplos das situações atendidas: intimidação, humilhações (ciberbullying), troca e divulgação de mensagens íntimas não-autorizadas (sexting ou nudes), encontro forçado ou exposição forçada (sextorsão), uso excessivo de jogos na Internet e envolvimento com desafios perigosos.

Em um país de desigualdades sociais e de acesso aos serviços de proteção, o canal disponibilizado oferece escuta e apoio para situações de risco (https://new.safernet.org.br/helpline#) e tem sido muito importante, especialmente nas comunidades carentes, remotas e com pouco acesso a meios especializados de ajuda.

Os registros obtidos a partir do canal apontam que a Pandemia trouxe a discussão sobre o fato de que “a casa nem sempre é um lugar seguro”, pois o convívio intenso e compartilhado, em período de incertezas e dificuldades, ampliou a exposição de crianças e adolescentes à violência emocional, física e sexual.

O levantamento realizado pela entidade, a partir do seu canal de ajuda, aponta que em 20% dos contatos realizados indicam comprometimento da saúde mental (crescimento de transtornos depressivos, oscilação de humor e ideação suicida entre jovens), número impactante e que precisa ser analisado com seriedade por todas as pessoas e instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *